Igreja Presbiteriana Independente de Vila Carrão
 Home   Institucional   Atividades   Reflexões   Estudos   Aniversários   Infantil   Fotos   Links
 


Família e Igreja

 

Como a família pode contribuir com a Igreja.

  1. Participando do trabalho missionário (Gen.12:1-3) – Deus vocacionou a família para que abençoasse todas as famílias da terra. Esta vocação continua vigente e a família hoje tem a oportunidade de contribuir para o trabalho missionário: orando, ensinado e evangelizando.

  2. Ensinando (Deut. 6:4-9) – O lugar ideal para a educação é o lar. Não existe ambiente mais apropriado para isto. Moisés deixa bem claro para o povo que o sucesso na nova terra estava no ensino dentro do lar. Esta era a primeira tarefa dos pais: transmitir aos filhos o que Deus fez e ensinar os seus mandamentos.

  3. Não rejeitando os filhos (I Sam. 16:6-13) Jessé esperou que um dos seus filhos mais velhos fosse o escolhido. Eram fortes e habilidosos nas lutas. Passou um por um até o sétimo. Nenhum deles havia sido escolhido para ser rei. Deus havia orientado Samuel para que não olhasse para a aparência e sim para o interior. Jessé havia se esquecido de Davi, que estava no campo cuidando das ovelhas, pois não imaginava que o "Davizinho" poderia ser rei. Mas ele foi o escolhido para surpresa da família e do povo.

  4. Reconstruindo e recomeçando sempre (Rute 4:17) – Uma história de desgraça e de dor. Noemi fica sozinha, apenas com o amor de uma nora. A história é comovente, pois Noemi, sem marido e sem filhos, era o mesmo que sem Deus, sem terra e sem pão. Mas Deus possibilitou a reconstrução desta família. O final é surpreendente. Noemi toma nos braços o seu neto Obede, pai de Jessé, pai de Davi, que veio a ser o pai de Jesus (Mat. 1:1-17).

 

Como a Igreja pode contribuir com a família

  1. Consolando (I Tes. 5:11-14) – Paulo, após consolar e edificar a igreja em Tessalônica, exortou os membros a fazerem o mesmo que havia feito: consolar uns aos outros, ajudar os mais fracos e confortar os desanimados. Consolar tem o sentido de colocar-se ao lado do/a outro/a para ajudar. Deus fizera isto com Paulo, que posteriormente fez o mesmo na fundação das igrejas. A igreja exerce essa função com as suas famílias.

  2. Edificando (Ef. 4:12-14) - Dois verbos se destacam: Aperfeiçoar, no sentido de consertar alguma coisa estragada, como o pescador conserta a rede para a pescaria; e Edificar, que vem da palavra "oikos", lar, família. A igreja possibilita este crescimento e maturidade, a fim de que os relacionamentos sejam sólidos.

  3. Pastoreando (Col. 3:13 e 16: Ef. 4:12) – Mais de 30 vezes aparece a expressão "uns aos outros" no NT, mostrando que a igreja, através de seus membros e das famílias, desenvolve este sentido de pastorear.

 

Kairós – Estudos Bíblicos Pastorais – pgs. 22-24 – Bispo Josué Adam Lazier – Igreja Metodista